Endeavour se acopla à Estação Espacial Internacional

Equipe vai instalar equipamentos para estudo de raios cósmicos

EFE |

Nasa TV
Comandante Mark Kelly é recebido pela tripulação da Estação Espacial Internacional
O ônibus espacial Endeavour, com seis astronautas a bordo, se acoplou à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira (18), em sua última missão

O acomplamento aconteceu às 10H14 GMT (7H14 de Brasília), segundo a Nasa, que exibiu ao vivo as manobras em seu canal de televisão. A abertura da escotilha que une as duas naves aconteceu às 11H38 GMT (8H38 de Brasília), uma hora antes do previsto

O comandante da nave, Mark Kelly, foi o encarregado de realizar a manobra de acoplamento. Além dele, participam da missão o piloto Greg Johnson; os especialistas Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff; e o astronauta da Agência Espacial Europeia, Roberto Vittori. Na ISS, foram recebidos, entre outros, pela americana Catherine Coleman e pelo italiano Paolo Nespoli, que fotografaram a manobra de acoplamento.

O Endeavour decolou na segunda-feira (16) do Centro Espacial Kennedy, para uma missão de 16 dias.

Esta é a 25ª e última missão espacial da nave americana, que realizou sua primeira missão em 1992 e que, quando retornar à Terra, em 1º de junho, será enviada a um museu de ciências em Los Angeles. A missão inclui quatro jornadas de trabalho dos astronautas fora do complexo ISS-Endeavour.

Nesta última missão à ISS, os astronautas realizarão diversos experimentos científicos, como o estudo da física das partículas nos raios cósmicos. Além disso, os astronautas vão encher os radiadores com amoníaco e instalarão ganchos e plataformas de suporte no braço robótico da nave. A Endeavour foi construída depois da explosão da nave Challenger pouco após seu lançamento em janeiro de 1986, provocando a morte de sete astronautas.

O programa dos ônibus espaciais será concluído em 2011, após o último voo do Atlantis, previsto para meados de julho.

(Com informações da EFE e da ISS

    Leia tudo sobre: RÚSSIAESPAÇO (Ampliação)

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG