Em nova caminhada, cosmonautas russos integram módulo científico à ISS

Os astronautas também instalaram uma câmera de vídeo a um dos módulos da estação espacial

EFE |

Os cosmonautas russos Fyodor Yurchikhin e Mikhail Kornienko concluíram hoje com sucesso uma saída ao espaço para acabar de integrar o módulo russo Rassvet à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

"Às 14h54 no horário de Moscou (7h54 de Brasília) retornaram à estação e fecharam as comportas", declarou à agência oficial russa Itar-Tass o porta-voz do CCVE, Valeri Lindin.

A caminhada espacial, que começou às 1h11 (de Brasília) teve duração de 43 minutos além da previsão inicial. Durante a permanência na parte externa da ISS, Kornienko e Yurchikhin instalaram uma nova câmera de televisão no casco do módulo Zvezda, que será utilizada para gravar os acoplamentos dos cargueiros europeus ATV ao segmento russo da plataforma.

Os cosmonautas russos conectaram ainda dois cabos ao módulo científico Rassvet, que permitirão o acoplamento em regime automático a essa unidade das naves tripuladas Soyuz e os cargueiros Progress. Esta foi a quarta saída de Yurchikhin ao espaço. Em 2007, ele fez suas primeiras três caminhadas durante seu segundo voo espacial. Já Kornienko teve a primeira experiência.

    Leia tudo sobre: espaçoISSestação espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG