Elton John desperta tripulantes do Atlantis com "Rocket Man"

Cantor inglês gravou uma mensagem para os astronautas a bordo da última missão da era dos ônibus espaciais

iG São Paulo |

Elton John despertou nesta quarta-feira (13) os astronautas do ônibus espacial Atlantis ao ritmo de "Rocket Man", canção que estreou pouco depois da missão Apollo 16.

No sexto dia da missão STS-135 do Atlantis, o comandante Chris Ferguson, o piloto Dough Hurley e os especialistas Sandra Magnus e Rex Walheim escutaram a música antes de começarem a jornada de trabalho. "Atlantis, bom dia, aqui é Elton John. Desejamos muito sucesso em sua missão", disse em mensagem no qual enviou "um grande agradecimento a todos os homens e mulheres da Nasa que trabalharam nos ônibus espaciais nos últimos 30 anos". Veja imagens do voo final do Atlantis:





Não é a primeira vez que a canção, baseada em um conto de Ray Bradbury e que descreve os sentimentos de um astronauta que deixa sua família para viajar ao espaço, é usada durante uma missão da Nasa. Os astronautas da missão STS-51 também a escutaram em novembro de 1984 e os da STS-51-D em abril de 1985.

Além disso, a família de Sandra s a escolheu quando ela participou da missão STS-112 e também foi dedicada para Doug Wheelock durante a missão STS-120.

A Nasa (agência espacial americana) reproduz músicas para despertar os astronautas em suas missões espaciais desde o Programa Apollo. Ela foi a 17ª mais votada de um grupo de 40 canções escolhidas pelo público para fazer parte dos despertares dos astronautas, com 4.300 votos.

Depois disso, a tripulação do Atlantis e da Estação Espacial Internacional (ISS) continuaram com os trabalhos da missão, transportando um ano de suprimentos para a ISS e carregando lixo e equipamentos danificados para a ISS.

Os astronautas também tiveram que lidar com um outro desafio espacial: consertar um vaso sanitário. O cheiro estava tão forte que o banheiro precisou ser interditado, e um dos tripulantes da ISS, Ronald Garan Jr., que fez a caminhada espacial de ontem, precisou trocar algumas peças. Os técnicos da Nasa acreditam que o problema estava no mecanismo que recicla a urina da tripulação em água potável na estação espacial.

(Com informações das agências internacionais)

    Leia tudo sobre: nasaônibus espacialatlantis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG