Duas novas espécies de dinossauros são descobertas nos EUA

Um deles é considerado o dinossauro com mais chifres que já tenha sido encontrado pelo homem

iG São Paulo |

Utah Museum of Natural History
Imagem de como seria o Utahceratops gettyi
Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (22) a descoberta, no deserto do sul de Utah, de fósseis de duas novas espécies de dinossauros, semelhantes ao Triceratops . Um deles, o Kosmoceratops richardsoni, tinha15 chifres na larga cabeça e é considerado o dinossauro com mais chifres. O outro animal, o maior deles e com cinco chifres recebeu o nome de Utahceratops gettyi . A descoberta das duas novas espécies de dinossauros herbívoros foi publicada no jornal científico PLoS ONE, produzido pela Biblioteca Pública de Ciência.

O Utahceratops tem um grande corno sobre o nariz e chifres curtos próximos aos olhos. O crânio tem cerca de 2 metros de comprimento, O animal media entre 5,5 a 6,7 metros de altura. Estima-se que ele pesasse de 3 a 4 toneladas. O Kosmoceratops tinha a cara semelhante ao do Utahceratops . Ele pesava cerca de 2,5 toneladas e media cerca de 15 metros de comprimento.

Utah Museum of Natural History
Imagem de como seria o Kosmoceratops richardsoni
"Não é todo dia que se descobre dois dinossauros do tamanho de rinocerontes e muito diferentes de todos os outros dinossauros encontrados na América do Norte", disse Mark Loewen, paleontólogo do Museu de História Natural de Utah e um dos autores do artigo.

O Grand Staircase-Escalante National Monument tem sido um canteiro de descobertas de novas espécies de dinossauros na última década, com mais de uma dúzia achados inéditos. Ainda que seja um lugar rochoso e atualmente árido, era semelhante a um pântano há milhões de anos

"Você poderia pensar que sabemos tudo o que há para saber sobre os dinossauros do oeste da América do Norte, mas a cada ano estamos descobrindo coisas novas, especialmente aqui em Utah", disse Loewen.

(Com informações da AP)