Distúrbio faz com que pessoas façam sexo durante sono

A doença, chamada de sexsomnia, pode acontecer durante episódios de sonambulismo

The New York Times |

Getty Images
Doentes relatam terem feito sexo em um estado de semi-despertar, sem consciência de seus atos
Algumas pessoas caminham enquanto dormem; outras falam. Agora, um estudo descobriu que um em cada 12 pacientes com distúrbios do sono relataram ter feito sexo enquanto dormiam.

Os pesquisadores analisaram registros médicos de 832 pacientes consecutivos que buscavam ajuda em um centro do sono de Toronto, e descobriram que 63 pacientes, ou 7,6%, relataram ter feito sexo ou realizado outra atividade sexual, como masturbação, enquanto dormiam. Todos os pacientes preencheram questionários detalhados sobre seus problemas de sono.

O fenômeno, chamado de sexsomnia, é uma forma de parasomnia, um transtorno no qual as pessoas que estão adormecidas, mas em estado de semi-despertar, apresentam comportamentos dos quais não têm consciência. A sexsomnia é definida pela Classificação Internacional de Transtornos do Sono como algo que geralmente ocorre durante o despertar “confuso”, e pode ocorrer durante um episódio de sonambulismo.

Embora vários casos tenham sido descritos na literatura médica, o estudo, que ainda não foi publicado, está entre os primeiros a tentar quantificar a prevalência da sexsomnia entre pacientes com problemas de sono.

A autora, Sharon A. Chung, cientista do Laboratório de Pesquisa do Sono, do Toronto Western Hospital, diz que o comportamento se torna um problema quando perturba o ciclo normal do sono.
“À noite, você deveria dormir”, ela disse em entrevista. “Qualquer coisa que o impeça de dormir à noite é ruim – não por causa do comportamento, mas porque isso não o deixa dormir”.

    Leia tudo sobre: sexosonosonambulismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG