Discovery se separa da ISS e inicia retorno à Terra

Ônibus espacial está concluindo sua última missão

iG São Paulo |

Reuters
Intergrantes das equipes da Discovery e da ISS tiram fotos antes da despedida
O ônibus espacial Discovery deixou nesta segunda-feira a Estação Espacial Internacional (ISS), dando início à sua viagem de volta à Terra, após concluir no domingo sua última missão espacial.

O ônibus espacial, que encerra defitivamente este ano sua carreira de viagens ao espaço e será exposto em um museu, desacoplou-se da ISS às 09H00 de Brasília, após 13 dias no espaço. Os seis membros da tripulação do Discovery trabalharam junto com os seis astronautas da ISS durante oito dias e 16 horas, em uma missão destinada a instalar um novo módulo de armazenamento e um robô humanóide.


O comandante da ISS, Scott Kelly, tangeu o sino anunciando a partida da nave e em mensagem no Twitter disse: "O Discovery foi uma embarcação grandiosa que apoiou a ISS mais que qualquer outra nave".

"Vento em popa e mar sereno para a nave", acrescentou.

O piloto Eric Boe iniciou então uma volta ao redor da ISS durante a qual os tripulantes do ônibus espacial registraram imagens da estação internacional em sua nova configuração, que inclui um módulo permanente e uma pista externa que o Discovery levou até o complexo orbital.

Anave, que iniciou em agosto de 1984 um serviço que incluiu 39 missões, passará por uma inspeção que vai determinar se há danos na sua estrutura externa.

Uma vez terminada satisfatoriamente essa inspeção, a nave se afastará da ISS ainda mais e tomará o rumo de seu retorno ao Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida. Sua chegada está prevista para quarta-feira às 13h58 do horário de Brasília.

O Discovery deve chegar à Terra na quarta-feira, segundo a Nasa. A agência espacial americana ainda enviará ao espaço os ônibus espaciais Endeavour, no dia 19 de abril, e Atlantis, em 28 de junho, quando encerrará seu programa espacial de voos tripulados, que já dura 30 anos.

Ao longo de sua história o Discovery percorreu mais de 230 milhões de quilômetros, passou em órbita por 352 dias e orbitou a Terra 5.628 vezes a uma velocidade de 28 mil km/h.

    Leia tudo sobre: nasaônibus espacialdiscovery

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG