Discovery eleva em 1,75 quilômetros órbita média da ISS

Operação para elevar órbita da Estação Espacial Internacional durou 26 minutos

EFE |

A órbita média da Estação Espacial Internacional (ISS) foi elevada nesta quinta-feira em 1,75 quilômetros com ajuda dos propulsores da nave americana Discovery, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Os motores, que foram conectados às 17h03 no horário de Moscou (11h03 de Brasília), "funcionaram durante 26 minutos e, como resultado, a órbita média da ISS foi elevada em 1,75 quilômetros, para 352,8 quilômetros", detalhou um porta-voz do CCVE, citado pela agência oficial Itar-Tass.

A anterior elevação da órbita, em 0,9 quilômetro, ocorreu em 25 de fevereiro com ajuda dos propulsores do segundo cargueiro europeu da série ATV, o Johannes Kepler, acoplado à ISS um dia antes.

O Discovery foi conectado à plataforma orbital com seis tripulantes a bordo na sexta-feira e permanecerá encostado ao laboratório espacial até o próximo domingo.

A atual tripulação permanente da ISS é formada pelos cosmonautas russos Aleksandr Kaleri, Oleg Skripochka e Dmitri Kondratiev, os americanos Scott Kelly e Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli.


    Leia tudo sobre: espaçoissdiscovery

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG