Digitar palavras no celular pode ativar seu sentido no cérebro

Estudo mostrou que palavras escritas em mensagens de celular podem promover sensações relacionadas ao seu significado

AFP |

Digitar no teclado de um celular a palavra "amor" pode ativar na mente o sentido do termo e criar uma sensação agradável, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (16).

O cientista alemão Sascha Topolinski realizou uma série de experimentos para determinar este efeito, incluindo um no qual pediu a dezenas de profissionais que escrevessem palavras em celulares com as teclas tampadas mediante sequências de números.

Os participantes colaboraram pensando que o estudo tinha como objetivo verificar a utilidade de diferentes ferramentas para o ambiente de trabalho.

Algumas das palavras tecladas tinham uma característica "positiva", como a série 54323, que corresponde a "Liebe" -"amor" em alemão - ou 787263 para "Strand" -"praia".

Os participantes também escreveram sequências "negativas", como 7245346 para "Schleim" -"muco"- ou 35363 para "Elend" -"miséria".

Após teclar os números, os participantes tiveram que dizer, em uma escala de 1 a 10, o quão prazeroso havia sido realizar o experimento.

"Preferiram escrever números que davam a entender palavras positivas a palavras negativas", assegura Topolinski na pesquisa.

    Leia tudo sobre: celularcérebro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG