Digitar palavras no celular pode ativar seu sentido no cérebro

Estudo mostrou que palavras escritas em mensagens de celular podem promover sensações relacionadas ao seu significado

Digitar no teclado de um celular a palavra "amor" pode ativar na mente o sentido do termo e criar uma sensação agradável, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (16).

O cientista alemão Sascha Topolinski realizou uma série de experimentos para determinar este efeito, incluindo um no qual pediu a dezenas de profissionais que escrevessem palavras em celulares com as teclas tampadas mediante sequências de números.

Os participantes colaboraram pensando que o estudo tinha como objetivo verificar a utilidade de diferentes ferramentas para o ambiente de trabalho.

Algumas das palavras tecladas tinham uma característica "positiva", como a série 54323, que corresponde a "Liebe" -"amor" em alemão - ou 787263 para "Strand" -"praia".

Os participantes também escreveram sequências "negativas", como 7245346 para "Schleim" -"muco"- ou 35363 para "Elend" -"miséria".

Após teclar os números, os participantes tiveram que dizer, em uma escala de 1 a 10, o quão prazeroso havia sido realizar o experimento.

"Preferiram escrever números que davam a entender palavras positivas a palavras negativas", assegura Topolinski na pesquisa.

Leia tudo sobre: celularcérebro