Dieta faz 'orangotango mais gordo da Grã-Bretanha' perder 20kg

Criado inicialmente como animal de estimação e com uma dieta de doces e balas, primata pesava 100 quilos, o dobro do seu peso ideal

BBC Brasil |

selo

PA
Orangotango era criado como animal de estimação e mimado com doces, balas e marshmallow
O orangotango até então considerado o mais gordo da Grã-Bretanha perdeu 20kg após uma mudança radical na sua dieta . A fêmea de Orangotango Oshine pesava 100kg - o dobro do seu peso ideal - quando chegou ao centro de resgate Monkey World, em Dorset, vinda de Joanesburgo, na África do Sul.

O primata de 14 anos passara os últimos 13 sendo criado como animal de estimação e mimado com doces, balas e marshmallow. "Quando ela chegou no centro, era obesa mórbida e corria o risco de desenvolver doenças cardíacas, coágulos no sangue, hipertensão e diabete", disse a diretora do centro, Alison Cronin. "Com a nossa ajuda, ela deu uma reviravolta na sua vida."

Em 11 meses de tratamento, os funcionários do centro eliminaram da dieta do animal todos os doces e comidas processadas que antes faziam parte da sua alimentação rotineira. Oshine tem feito exercícios que incluem escaladas em uma armação de 20 metros de altura. A primata chegou mesmo a adotar um bebê orangotango, chamado Silvestre, que era mantido na "creche".

Entretanto, os tratadores ressaltam que o orangotango ainda precisa perder mais 20kg para atingir um peso saudável. "Espero que até o fim do ano Oshine tenha perdido peso suficiente para que possamos apresentá-los a um dos nossos grupos de orangotangos adultos, onde ele poderá ter a sua própria cria", diz Cronin. "Mas a menos que ela perca mais peso, não será saudável para ela."

    Leia tudo sobre: orangotangoregimeGrã-Bretanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG