Descobridor dos destroços do Titanic parte para novas aventuras

O oceanógrafo Robert Ballard vai estudar os mares Egeu, Negro e Mediterrâneo em busca de restos de civilizações antigas

iG São Paulo |

AP
Robert Ballard tem planos de novas expedições pelo fundo do mar
O oceanógrafo Robert Ballard, mais conhecido por ter descoberto os destroços do Titanic, tem novos planos para examinar o fundo dos mares.

Ballard disse nesta quinta-feira (28) que sua última aventura no fundo do mar será levar tripulação para o mar Negro, Egeu e Mediterrâneo em busca de artefatos de naufrágios e civilizações antigas.

Seu navio de pesquisa, o E/V Nautilus, partiu da Turquia na semana passada para uma missão de quatro meses que vai usar quatro veículos de operação remota e sonares de exploração de cidades perdidas, assim como fendas hidrotermais e vulcões submersos.

Em uma coletiva de imprensa no Mystic Aquarium, em Connecticut, Ballard disse que embora tenha apenas uma idéia geral do que a tripulação pode encontrar, a exploração é sobre olhar para o desconhecido.

“Nós estamos fascinados pelas partes extremamente confusas de nosso planeta e dissemos ‘Vamos lá e vemos se descobrimos”, disse Ballard, líder da missão que está planejando participar dos estudos no navio mais tarde.

O navio de 64 metros vai abrigar uma tripulação de cerca de 15 cientistas, que vão viajar pelas águas do arco Egeu , Banco de Gorringe, e o estreito da Sicília - o percurso contém fossos, falhas continentais e cidades submersas pelo Mediterrâneo que tem mais de 2 mil anos. A viagem deve terminar em novembro na costa de Israel. 

    Leia tudo sobre: Robert Ballardtitanicfundo do mar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG