O oceanógrafo Robert Ballard vai estudar os mares Egeu, Negro e Mediterrâneo em busca de restos de civilizações antigas

Robert Ballard tem planos de novas expedições pelo fundo do mar
AP
Robert Ballard tem planos de novas expedições pelo fundo do mar
O oceanógrafo Robert Ballard, mais conhecido por ter descoberto os destroços do Titanic, tem novos planos para examinar o fundo dos mares.

Ballard disse nesta quinta-feira (28) que sua última aventura no fundo do mar será levar tripulação para o mar Negro, Egeu e Mediterrâneo em busca de artefatos de naufrágios e civilizações antigas.

Seu navio de pesquisa, o E/V Nautilus, partiu da Turquia na semana passada para uma missão de quatro meses que vai usar quatro veículos de operação remota e sonares de exploração de cidades perdidas, assim como fendas hidrotermais e vulcões submersos.

Em uma coletiva de imprensa no Mystic Aquarium, em Connecticut, Ballard disse que embora tenha apenas uma idéia geral do que a tripulação pode encontrar, a exploração é sobre olhar para o desconhecido.

“Nós estamos fascinados pelas partes extremamente confusas de nosso planeta e dissemos ‘Vamos lá e vemos se descobrimos”, disse Ballard, líder da missão que está planejando participar dos estudos no navio mais tarde.

O navio de 64 metros vai abrigar uma tripulação de cerca de 15 cientistas, que vão viajar pelas águas do arco Egeu , Banco de Gorringe, e o estreito da Sicília - o percurso contém fossos, falhas continentais e cidades submersas pelo Mediterrâneo que tem mais de 2 mil anos. A viagem deve terminar em novembro na costa de Israel. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.