Cuidado: seu animal de estimação pode ser perigoso

Levantamento em 60 hospitais americanos mostra que cães e gatos são responsáveis por acidentes

iG São Paulo |

Getty Images
Passeio com cachorro é uma das principais causas de acidentes relacionados aos "pets"
O melhor amigo do homem, seja cachorro ou gato, pode ser perigoso para o próprio dono ou quem convive com ele. Ao menos é o que conclui uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Cerca de 86.000 pessoas se machucaram por tropeçar, principalmente, em gatos ou por serem empurradas ou puxadas pelo seu cachorro de estimação. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Safety Research.

Judy Stevens, epidemiologista do Centro Nacional para Prevenção e Controle de Acidentes, do governo dos Estados Unidos, coletou as informações dos departamentos de emergência de 60 hospitais americanos entre janeiro de 2001 e dezembro de 2006. Descobriu que enquanto as pessoas caminhavam com os cachorros ocorreram, aproximadamente, 20 mil acidentes. Outros cerca de mil machucados aconteceram quando as pessoas corriam atrás do seu gato.

Além disso, mais de sete mil lesões foram devidas a tropeço nos animais. Esse número corresponde a 1% das 8 milhões de quedas atendidas pelos pronto-socorros dos Estados Unidos.

Idosos e portadores de osteoporose devem ficar atentos, porque qualquer queda pode causar mais problemas de saúde. Para evitar acidentes, a pesquisadora sugere que os donos ensinem seus cachorros a andar devagar e que mantenha os gatos fora das áreas de passagem.

    Leia tudo sobre: cachorrogatoanimal de estimaçãopesquisaacidente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG