Crianças autistas têm mais neurônios

De acordo com estudo, cérebros de crianças com autismo tinham 67% mais neurônios e eram 17% mais pesados que os de outros meninos

© AP
Criança com autismo: estudo mostrou que elas têm mais 67% de neurônios
As crianças autistas têm mais neurônios e apresentam um cérebro mais pesado que as demais.Cientistas analisaram cérebros de sete crianças autistas falecidas,entre 2 e 16 anos, a maioria morta por afogamento. O estudo publicado nesta terça-feira no Journal of the American Medical Association (JAMA) sugere que a anomalía na zona pré-frontal do cérebro pode ter origem no útero.

Ao comparar os cérebros dos autistas com os de outras crianças, a maioria morta em acidentes de trânsito, os pesquisadores encontraram 67% mais neurônios no córtex pré-frontal e 17,7% mais peso, em média, no primeiro grupo.

"Já que os neurônios corticais não são gerados após o nascimento, este aumento patológico no número de neurônios em crianças autistas indica causas pré-natais", destaca o estudo.

O córtex pré-frontal é responsável pela linguagem, comunicação e comportamentos como o ânimo, a atenção e as habilidades sociais. Habitualmente, as crianças autistas têm problemas nestas áreas.

"Os fatores que normalmente organizam o cérebro parecem estar desconectados", destacam Janet Lainhart, da Universidade de Utah, e Nicholas Lange, da faculdade de Medicina e Saúde Pública de Harvard.

Leia mais notícias sobre o autismo:
Autismo resultaria de pequenas mutações genéticas
Pesquisadores descobrem novos genes ligados ao autismo
Cientistas criam camundongos autistas para estudar a doença
Mutação genética indica maior propensão de doenças em filhos de pais mais velhos

"Devido ao fato de que os neurônios em todas as zonas do cérebro, exceto no bulbo olfativo e no hipocampo, são gerados antes do nascimento, estas descobertas se somam à crescente evidência biológica de que a neuropatologia do desenvolvimento do autismo começa antes do nascimento, possivelmente em todos os casos".

Estudos prévios sugeriam que os sinais clínicos do autismo tendem a convergir com um período de crescimento anormal da cabeça e do cérebro que começa a ser evidente entre os nove e os 18 meses.

O autismo inclui um amplo espectro de diferentes desenvolvimentos, desde a dificuldade para as relações sociais até a incapacidade de comunicação, passando pela execução de movimentos repetitivos, extrema sensibilidade a certas luzes e sons e problemas de comportamento.

Leia tudo sobre: cérebroautismoneurônios