Criado tomógrafo para ratos e outros roedores

Equipamento permitirá aprofundar estudos de distúrbios cerebrais em cobaias

The New York Times |

The New York Times
O minúsculo aparelho de tomografia foi planejado por cientistas do Laboaratório Brookhaven para uso em cobaias
Pesquisadores do Brookhaven National Laboratory e da Universidade de Stony Brook, em Nova York, construíram o primeiro scanner de tomografia por emissão de pósitrons (PET) adaptado para ratos e outros roedores pequenos.

Uma tomografia PET mostra como os tecidos e órgãos do corpo estão funcionando,mas requer que o examinado permaneça parado para que possa gerar imagens nítidas. Tal instrução é simples para humanos, mas não tão fácil de comunicar para os ratos. Até hoje era difícil realizar uma tomografia no cérebro de um roedor que não estivesse anestesiado. O novo aparelho, que utiliza um microchip e fotossensores conhecidos por fotodiodos de avalanche, é colocado na cabeça do rato e pesa muito pouco.

“Tínhamos que fazê-lo o menor possível e a nova tecnologia nos permitiu miniaturizar o equipamento”, afirmou Paul Vaska, físico de Brookhaven e um dos autores do estudo.

Vaska e seus colegas relatam os detalhes de sua invençãoo na última edição do periódico Nature Methods.

O scanner também tem um sistema de suspensão que o impede de pesar sobre o rato e ao mesmo tempo permite que o animal se movimente livremente dentro de um espaço limitado. Com o uso do novo scanner, pesquisadores podem compreender melhor as funções no céebro do rato e, futuramente, do cérebro humano, afirmou Daniela Schulz, neurocientista de Brookhaven e principal autora doestudo.

Schulz afirmou: “Podemos estudar alterações da dopamina relacionadas ao uso de drogas. Mas tembém o efeito da alteração em outros distúrbios psiquiátricos nos quais as proteínas do cérebro são importantes, como esquizofrenia, distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção e depressão”.

    Leia tudo sobre: radiologiatomografiaroedores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG