Cosmonautas russos farão caminhada para ligar módulo científico à ISS

A saída para o espaço deve durar 6 horas e está prevista para o dia 27 de julho

EFE |

Os cosmonautas russos Fyodor Yurchikhin e Mikhail Kornienko realizarão na semana que vem uma caminhada para ligar o módulo russo Rassvet à Estação Espacial Internacional (ISS), informou hoje o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. "A saída para o espaço dos cosmonautas será em 27 de julho. Será realizada a partir do módulo russo Pirs", disse um porta-voz do centro, citado pela agência "Interfax".

A caminhada começará às 0h45 (de Brasília) e deve durar seis horas, nas quais Yurchikhin e Kornienko deverão conectar as antenas do sistema automático de aproximação e engate Kurs ao módulo científico Rassvet, transportado à plataforma orbital em maio a bordo da nave americana Atlantis. "Isto permitirá em um futuro que os acoplamentos neste módulo das naves pilotadas Soyuz TMA e os cargueiros Progress M sejam automatizadas", indicou.

Os cosmonautas transferirão uma câmera de gravação do porto de acoplamento ativo do Rassvet ao passivo e substituirão outra câmera no módulo Zvezda. A caminhada da semana que vem será a quarta saída de Yurchikhin ao espaço, depois de em 2007 realizar as primeiras três caminhadas durante seu segundo voo espacial. Já Kornienko terá sua caminhada de estreia. Yurchikhin realizará outras duas saídas ao espaço em novembro, acompanhado do cosmonauta russo Oleg Skripochka, quem chegará à plataforma orbital em outubro. A atual tripulação do laboratório espacial é integrada pelos russos Yurchikhin, Kornienko e Aleksandr Skvortsov e os astronautas americanos Doug Wheelock, Shannon Walker e Tracy Caldwell. EFE egw/dm

    Leia tudo sobre: astronautaissespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG