Dupla vai pôr em órbita o microssatélite russo Cedro, que emitirá durante duas semanas 25 mensagens de saudação em 15 idiomas

Dois dos seis tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), os russos Sergei Vólkov e Aleksandr Samokutiáyev, farão nesta quarta-feira (3) uma caminhada espacial durante a qual lançarão um microssatélite e efetuarão uma série de trabalhos no casco da plataforma.

"O começo da missão está previsto para as 18h30 de Moscou (11h30 de Brasília)", declarou o porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVW) da Rússia, Valeri Lindin, que precisou que os cosmonautas permanecerão fora da ISS durante seis horas.

Vólkov e Samokutiáyev vão sair ao espaço exterior através da escotilha do módulo de engate Pirs, na que será a 35ª caminhada espacial desde o segmento russo da plataforma internacional.

Uma vez fora da ISS, a primeira tarefa dos cosmonautas será pôr em órbita manualmente o microssatélite russo "Cedro", que emitirá durante duas semanas 25 mensagens de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra e informações técnicas do aparelho.

Em seguida, instalarão no casco do módulo russo Zvezda o terminal de comunicação a laser BTLS-N, que permitirá transmitir à Terra um grande volume de informações científicas.

Além disso, Vólkov e Samokutiáyev desmontarão uma antena do sistema de aproximação e engate automático Kurs, fotografarão diversas instalações e colocarão no casco do Pirs três contêineres com bactérias que serão submetidas à radiação cósmica.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.