Cosmonautas liberam minisatélite durante caminhada espacial

Equipamento está sem uma das antenas e deve receber apenas metade dos dados coletados

iG São Paulo |

Cosmonautas liberaram o minisatélite na parte de fora da Estação Espacial Internacional, durante caminhada espacial realizada nesta quarta-feira (3).

O russo Sergei Volkov colocou o satelite de 26 quilos em órbita mesmo com a ausência de uma das antenas do equipamento. Três horas mais cedo, o Centro de Controle determinou que os cosmonautas aguardassem resolução sobre a liberação do minissatélite.  A falta de uma das antenas poderia acarretar no envio de apenas metade dos dados pelo satélite.

De acordo com o comentarista da Nasa, que transmitiu a missão, Byerly, a capacidade de transmissão não será afetada pela perda da antena, porém os sinais de recepção serão prejudicados.

Volkov e seu parceiro de caminhada espacial, o cosmonauta Alexander Samokutyaev, permaneceram fazendo outras atividades enquanto especialistas  em Moscou discutiam sobre o futturo do satélite.  O problema era que se  satélite fosse posto em órbita nesta caminhada espacial, o equipamento só poderia ser liberado no próximo ano, quando a próxima caminhada espacial está prevista.

O pequeno satélite Cedro é um protótipo de uma série de satélites educativos que estão sendo desenvolvidos pela Nasa e pela Agência Espacial Russa. Caso fosse lançado, ele emitiria durante duas semanas 25 mensagens de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra e informações técnicas do aparelho.

(Com informações da AP)

    Leia tudo sobre: caminhada espacialespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG