Corvos usam ferramentas para obter uma dieta nutritiva

Pesquisadores estudaram o método dos corvos para capturar as larvas. Eles usam gravetos para cutucar uma larva de besouro

The New York Times |

Jolyon Troscianko
Corvos da Nova Caledônia são bons usuários de ferramentas e conseguem melhor acesso a alimentos
Os corvos da nova Caledônia, encontrados no Pacífico Sul, estão entre os mais robustos usuários de ferramentas da natureza. Eles são bem conhecidos pelo uso de gravetos para desalojar larvas de besouros dos troncos das árvores.

E há um bom motivo para isso. Ao capturar apenas algumas larvas, um corvo é capaz de satisfazer suas necessidades nutricionais para o dia todo, o que explica a vantagem evolutiva de aprender a usar ferramentas, relatam pesquisadores na revista “Science”.

Usando uma câmera em infravermelho, os pesquisadores estudaram o método dos corvos para capturar as larvas. Eles usam gravetos para cutucar uma larva de besouro, até que ela fica tão agitada que se agarra ao graveto com sua mandíbula – nesse momento, o corvo puxa o galho para fora e tem sua presa capturada.

“Descobrimos que essas larvas são muito nutritivas, possuem um grande conteúdo de gordura e contribuem desproporcionalmente à dieta desses pássaros”, disse Christian Rutz, zoólogo da Universidade de Oxford e um dos autores do estudo, numa entrevista pré-gravada.

Como os corvos, que são bons usuários de ferramentas, conseguem melhor acesso a alimentos nutritivos, a conclusão é que aprender a usar ferramentas é algo benéfico, disse Rutz.

Porém, ainda não se sabe por que o uso de ferramentas evoluiu apenas em certas linhagens animais e não em outras, e por que esse uso é geralmente incomum entre animais.

Em seguida, os pesquisadores podem estudar se a descendência de corvos particularmente bons com ferramentas colhe benefícios, como uma expectativa de vida maior, saúde aprimorada ou maior sucesso reprodutivo.

    Leia tudo sobre: evoluçãocorvos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG