Condição socioeconômica da infância pode causar alteração no DNA

Estudo com 40 pessoas mostra que pobreza ou riqueza pode deixar marcas permanentes no código genético

Evolução de Minhaj Gedi Farah, bebê símbolo da fome na Somália: estudo mostra que condições ruins de vida podem marcar DNA por toda a vida
A condição socioeconômica na infância parece ter um papel biologicamente fundamental no desenvolvimento de uma pessoa.

Uma equipe formada por pesquisadores das universidades McGill e British Columbia no Canadá e do Instituto de Saúde Infantil na Inglaterra analisou seu papel na chamada metilação dos genes em um artigo publicado recentemente no periódico científico Revista Internacional de Epidemiologia. A metilação é um processo que determina como o DNA deve ser combinado e lido por diferentes órgãos do corpo, do coração a cérebro, passando pelo fígado.

E os cientistas chegaram à conclusão que existe sim uma correlação entre os dois fenômenos. “Ficamos surpresos que o status socioeconômico tivesse tanto impacto na metilação do DNA”, afirmou ao iG Moshe Szyf, um dos autores da pesquisa, da Universidade McGill.

Os pesquisadores estudaram o DNA de 40 pessoas com idade de 45 anos que vêm sendo acompanhadas desde que nasceram. Eles escolheram aquelas que tiveram um status socioeconômico muito alto ou baixo na infância ou na vida adulta.