Com que roupa se vai para o espaço

Veja a evolução dos trajes espaciais usados por astronautas da agência espacial americana

National Geographic |



Nas últimas décadas, os trajes espaciais usados por astronautas da agência espacial americana têm evoluído conforme as missões executadas pelos astronautas têm se tornado mais complicadas. O macacão usado por Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço, era essencialmente uma roupa usada por pilotos de aviões a jato.

Mais tarde, os trajes espaciais passaram a ser projetados para suportar as condições fora da nave. Era necessário manter a temperatura interna confortável e proteger o astronauta contra impactos de micrometeoritos e radiação.

A roupa projetada para os astronautas da Apollo durante as caminhadas sobre a Lua era muito pesada, duras e não podia ser armazenada embaixo dos bancos durante as viagens entre a Terra e a Lua. “Estas roupas tinham uma vantagem sobre os trajes moles, usados anteriormente: quando usadas sob pressão, elas não se compactavam”, Bill Ayrey, historiador de trajes espaciais.

O primeiro traje para o espaço (de fato)
As roupas usadas pela tripulação da Gemini foram concebidas para caminhadas espaciais e outras atividades extra-veiculares. "A partir deste momento é que começamos a falar realmente em trajes espaciais", disse Ayrey.

O traje era feito com várias camadas de nylon e um material resistente às chamas chamado Nomex. Embora a tripulação da Gemini 3 não tenha saído da nave, o astronauta da Gemini 4 Ed White realizou a primeira caminhada espacial, em 1965, vestindo o traje espacial G4C.

O modelo A7L foi usado pela maioria dos astronautas da Nasa que fizeram caminhadas pela Lua, a partir da missão Apollo 11. Mais tarde, quando os astronautas da Apollo 15 foram incumbidos de explorar a Lua sentados em um veículo lunar, a Nasa optou por um nova versão, o A7LB, um pouco mais flexível.

O traje também avançou no quesito de refrigeração. Além das múltiplas camadas, o A7LB tinha um sistema de refrigeração líquida. O sistema adotado durante a era das missões Apollo usava um método diferente, foi a primeira vez que a refrigeração foi feita através da circulação de água contida em uma mochila.

Sem amarras
No entanto, a era dos ônibus espaciais exigiu uma completa revisão nos trajes espaciais. Equipado com um computador de mão, o astronauta Bruce McCandless fez a primeira caminhada espacial sem estar amarrado a um ônibus espacial.

Atualmente, pensando em missões para explorar Marte, engenheiros buscam desenvolver trajes espaciais que protejam os astronautas e que também possibilitem maior flexibilidade.

    Leia tudo sobre: traje espacialespaçonasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG