Veja a evolução dos trajes espaciais usados por astronautas da agência espacial americana



Nas últimas décadas, os trajes espaciais usados por astronautas da agência espacial americana têm evoluído conforme as missões executadas pelos astronautas têm se tornado mais complicadas. O macacão usado por Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço, era essencialmente uma roupa usada por pilotos de aviões a jato.

Mais tarde, os trajes espaciais passaram a ser projetados para suportar as condições fora da nave. Era necessário manter a temperatura interna confortável e proteger o astronauta contra impactos de micrometeoritos e radiação.

A roupa projetada para os astronautas da Apollo durante as caminhadas sobre a Lua era muito pesada, duras e não podia ser armazenada embaixo dos bancos durante as viagens entre a Terra e a Lua. “Estas roupas tinham uma vantagem sobre os trajes moles, usados anteriormente: quando usadas sob pressão, elas não se compactavam”, Bill Ayrey, historiador de trajes espaciais.

O primeiro traje para o espaço (de fato)
As roupas usadas pela tripulação da Gemini foram concebidas para caminhadas espaciais e outras atividades extra-veiculares. "A partir deste momento é que começamos a falar realmente em trajes espaciais", disse Ayrey.

O traje era feito com várias camadas de nylon e um material resistente às chamas chamado Nomex. Embora a tripulação da Gemini 3 não tenha saído da nave, o astronauta da Gemini 4 Ed White realizou a primeira caminhada espacial, em 1965, vestindo o traje espacial G4C.

O modelo A7L foi usado pela maioria dos astronautas da Nasa que fizeram caminhadas pela Lua, a partir da missão Apollo 11. Mais tarde, quando os astronautas da Apollo 15 foram incumbidos de explorar a Lua sentados em um veículo lunar, a Nasa optou por um nova versão, o A7LB, um pouco mais flexível.

O traje também avançou no quesito de refrigeração. Além das múltiplas camadas, o A7LB tinha um sistema de refrigeração líquida. O sistema adotado durante a era das missões Apollo usava um método diferente, foi a primeira vez que a refrigeração foi feita através da circulação de água contida em uma mochila.

Sem amarras
No entanto, a era dos ônibus espaciais exigiu uma completa revisão nos trajes espaciais. Equipado com um computador de mão, o astronauta Bruce McCandless fez a primeira caminhada espacial sem estar amarrado a um ônibus espacial.

Atualmente, pensando em missões para explorar Marte, engenheiros buscam desenvolver trajes espaciais que protejam os astronautas e que também possibilitem maior flexibilidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.