Cientistas usam cocaína para entender funcionamento do cérebro

Estudo feito em ratos demonstrou que efeitos da cocaína estão relacionados a uma transferência de neuroplasticidade

Uma equipe de cientistas franceses conseguiu detectar, mediante o emprego de cocaína em ratos, um novo esquema de funcionamento do cérebro, informou nesta terça-feira o Centro Francês de Pesquisas Científicas (CNRS).

A cocaína é um estimulante muito potente que tem consequências diretas no cérebro até o ponto de bloquear a recepção de neurotransmissores que influenciam em vários processos físicos e psicológicos.

Os pesquisadores identificaram, a partir de testes realizados com roedores, uma relação entre o aumento da densidade dos espinhos dendríticos e a cocaína no núcleo accumbens, um grupo de neurônios fundamental na captação de efeitos aditivos e outros comportamentos como o medo e a tomada de decisões.

Enzima natural pode ajudar a reduzir dependência de cocaína
Características cerebrais criam vulnerabilidade para vício
Ecstasy modificado pode ser eficiente contra câncer, diz estudo
Estudo afirma que maconha causa "caos cognitivo" no cérebro

Os cientistas bloquearam o aumento de espinhos após injetar diretamente no centro e no exterior deste grupo de neurônios anisomicina, um inibidor da síntese de proteínas.

Esta experiência demonstrou que os efeitos da cocaína se devem a uma transferência de neuroplasticidade causada pelo aumento de espinhos dendríticos do centro até o exterior do núcleo.

A inovação da pesquisa é que até o momento, segundo a nota do CNRS, não existia uma demonstração do envio de informação de centro ao exterior, enquanto, no sentido contrário, estava bem documentada.

Os resultados da pesquisa feita pelo CNRS e pela Universidade Paris Descartes (França), foram publicados na revista de medicina "PLoS One".

Leia tudo sobre: cocaínaneurociência cérebrodrogas