Cientistas estudam rostos de macacos para entender sua evolução

Análise de 129 rostos de macacos teve o intuito de entender quando cada gênero de animal começou se diferenciar

BBC Brasil |

selo

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) analisou 129 rostos de macacos na América Central e América do Sul em busca de pistas sobre a evolução das espécies.

Segundo o professor Michael Alfaro, os cientistas querem entender porque os macacos desenvolveram aspectos tão diferentes em seus rostos – como cores e tamanhos de pelos distintos.

Eles classificaram os rostos em 14 grupos diferentes, e também estudaram os sistemas sociais de cada espécie. Eles também pesquisaram a evolução, para entender quando cada gênero de animal começou se diferenciar dos demais.

Pesquisadores conseguem registrar imagem de macaco de cara chata
Fêmea de bonobo é considerada o macaco mais inteligente do mundo
Cérebro de macaco "sociável" é mais desenvolvido, mostra estudo
Nova espécie de macaco é descoberta na Colômbia

O resultado da pesquisa surpreendeu os cientistas.

"Encontramos fortes evidências para a ideia de que quando uma espécie vive em grupos mais numerosos, os seus rostos são mais simples", disse a pesquisadora Sharlene Santana.

"Acreditamos que isso está relacionado com a habilidade de comunicação mediante expressões faciais. Um rosto mais simples permite transmitir expressões de uma forma mais fácil e clara."

Os cientistas descobriram também que quando os macacos vivem em ambientes com outras espécies semelhantes, seus rostos são mais complexos, para permitir a identificação de cada um.

Alfaro afirma que os humanos não possuem características tão diversas em seus rostos, como foi verificado nos animais, mas que ainda assim os humanos são capazes de comunicar emoções através de uma grande diversidade de expressões faciais.

Leia tudo sobre: ciencia