Nova espécie, descoberta em Palau, é mais parecida com animais que viveram há 200 milhões de anos do que enguias atuais. Veja:

selo

Nova espécie de enguia: parecida com animais que viveram durante a era dos dinossauros
Cientistas descobriram uma espécie de enguia primitiva vivendo em uma caverna submarina nas ilhas da República de Palau, no Oceano Pacífico.

A enguia, batizada de Protoanguilla palau , tem características anatômicas que não estão presentes em outros tipos de enguias.

A equipe de cientistas americanos, japoneses e palauenses afirma que as características da enguia sugerem que a espécie tem uma história de evolução longa e independente que se estende até 200 milhões de anos atrás.

Com isso, os pesquisadores já estão chamando esta enguia de "fóssil vivo". A enguia é uma espécie tão diferente que os cientistas tiveram que criar uma nova família taxonômica para descrever sua relação com outras enguias. Veja o vídeo:

O animal usado como base para o estudo é uma fêmea de 18 centímetros de comprimento, capturada por um dos pesquisadores durante um mergulho em uma caverna a 35 metros de profundidade.