Cientistas do "Atlantis" fazem 2ª caminhada espacial

Os astronautas devem terminar os reparos que não foram feitos na primeira caminhada espacial

EFE |

Os cientistas do ônibus espacial "Atlantis" Steve Bowen e Michael Good realizarão nesta quarta-feira a segunda das três caminhadas da missão da nave à Estação Espacial Internacional (ISS).

O objetivo principal da viagem é a substituição de três das seis baterias do eixo central da estação, processo que terá duração de cerca de seis horas.

Os astronautas, que abandonarão a câmara de descompressão "Quest" às 8h15 (pelo horário de Brasília), tentarão ainda completar algumas tarefas que não foram completadas na primeira caminhada, na última segunda-feira.

Uma delas é terminar a instalação de um trecho do cabo da câmera utilizada para captar imagens da cobertura térmica da nave, que está encontra no extremo do braço sensor da ISS.

Após a primeira saída, Bowen e outro astronauta, Garrett Reisman, voltaram uma hora e meia após o horário previsto pois tiveram dificuldades com este cabo, que não terminou de ser ajustado, e ainda enfrentaram problemas no sistema.

Durante a primeira caminhada, Reisman e Bowen completaram a instalação de uma segunda antena de banda Ku para as comunicações da ISS com a Terra, e uma plataforma adicional no sistema "Dextre", que é formado por dois "braços" robóticos.

A terceira caminhada será realizada na próxima sexta-feira, e o "Atlantis" se despedirá pela última vez da ISS no domingo, quando acontece o desacoplamento.

A missão de 12 dias termina na próxima quarta-feira, quando o ônibus espacial fará seu pouso no Centro Espacial Kennedy.

    Leia tudo sobre: atlantiscaminhada espacialissestação espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG