Cientistas dizem que Nasa deveria se concentrar em missão a Marte

Painel de especialistas acredita explorar o planeta vermelho com veículos robotizados deveria ser o foco da agência

AFP |

NASA
Robô Spirit, que explorou Marte: Nasa deveria investir nesse tipo de missão, dizem cientistas
A Nasa deveria concentrar seus esforços na próxima década em uma missão de exploração a Marte com ajuda de um "rover", um veículo de superfície que se alimenta de energia solar, em vez de realizar voos tripulados ao espaço, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (8).

A recomendação vem de um painel de cientistas e foi publicada em um informe do Conselho Nacional de Pesquisadores dos Estados Unidos.

Este relatório, solicitado pela própria Nasa, convoca a agência espacial americana a lançar com destino a diferentes planetas missões "que poderiam fornecer um fluxo constante de novas descobertas importantes sobre o sistema solar", entre 2013 e 2022.

A Nasa está sob fogo cruzado dos legisladores, que examinam seu projeto de orçamento 2012, e do público, que exige que encontre uma nova maneira de lançar voos tripulados, quando seu programa de ônibus espaciais está no fim, após três décadas de bons e leais serviços.

"A comissão se preocupa com a possibilidade, como foi visto em um passado recente, de que os programas de voos tripulados canibalizem os programas espaciais de exploração científica", diz o informe, que pede orçamentos separados para as missões científicas e os voos tripulados.

"A exploração humana pode proporcionar ocasiões interessantes para o avanço da ciência, mas a ciência não é sua primeira motivação", acrescentou a comissão de especialistas.

    Leia tudo sobre: nasaespaçoviagens espaciais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG