Cientistas descobrem sapo "pinóquio" na Indonésia

Além do sapo desconhecido, os pesquisadores também encotraram outros animais

iG São Paulo |

Um grupo de pesquisadores internacionais encontrou uma nova espécie de sapo nas montanhas Foja, na Indonésia. O animal, apelidado de Pinóquio, aconteceu por acaso, enquanto o herpetólogo - zoólogo especializado em répteis - Paul Oliver olhava um sapo sentado em um saco no acampamento.

De acordo com os pesquisadores, quando o animal está se comunicando seu longo nariz fica para cima, mas quando ele está menos ativo ele esvazia e decai, apontando para baixo.

"Nós estávamos almoçando, quando Oliver olhou para baixo e viu o sapo em cima do saco de arroz e conseguiu pegá-lo", lembra o ornitólogo do Instituto Smithsonian Chris Milensky.

"Herpetólogos têm bons reflexos", ri Milensky. "Ele também pegou uma lagartixa, ele conseguiu apenas pular numa árvore e pegar o bicho".

Além do sapo, os pesquisadores também encontraram um canguru miniatura (o menor já encontrado), um grande rato lanoso, um pombo de três tons e uma lagartixa, com dedos dobrados com olhos amarelos.

Os pesquisadores dizem que outra grande surpresa foi a descoberta feita pelo ornitólogo Neville Kemp. Ele encontrou um novo par de pombos imperiais que têm penas em diferentes partes do corpo esbranquiçadas, enferrujadas e cinzas. Além desses animais, os cientistas encontraram dezenas de novos insetos.

As montanhas Foja ficam no lado ocidental da ilha da Nova Guiné, parte da Indonésia que tem sido pouco visitada por cientistas ao longo dos anos.

*Com informações da AP