Cientistas descobrem barata que pula feito gafanhoto

Inseto é capaz de saltar até 50 vezes o tamanho do seu corpo em um único pulo

The New York Times |

Mike Picker via The New York Times
A barata saltitante tem grandes patas traseiras que constituem 20 por cento do seu peso corporal
Cuidem-se, inimigos das baratas: os cientistas acabam de descobrir uma barata que pula. A recém-descoberta barata saltitante, que se parece com uma barata, mas se comporta como um gafanhoto, foi apresentada no periódico Biology Letters.

O inseto foi encontrado na Reserva Natural Silvermine, no Parque Nacional Table Mountain, na África do Sul. Ele vive em pastos e se alimenta de fezes de gafanhoto.

Tendo um comprimento de apenas 1 cm, é capaz de saltar até 50 vezes o tamanho do seu corpo em um único pulo.

A barata tem grandes patas traseiras que constituem 20 por cento do seu peso corporal. Seus olhos saltados possibilitam que ela tenha um amplo campo de visão, útil para os pousos, contou um dos autores do estudo, Mike Picker, entomologista da Universidade da Cidade do Cabo.

"O joelho das pernas traseiras contém a proteína elástica conhecida como resilina", disse ele. "Isso provavelmente restaura a forma da perna, que se dobra quando o inseto se prepara para saltar".

A barata saltitante "vai além dos gafanhotos, que só conseguem saltar 20 vezes o comprimento de seu corpo", disse Picker.

Ele e o coautor da pesquisa, Jonathan F. Colville, entomologista da mesma universidade, descobriram acidentalmente a barata em 2006, ao observarem larvas de formigas.

Inseto de dois milímetros é o animal mais barulhento da Terra
Percevejos rastejam, mordem e surpreendem os cientistas
Vídeo: Cientistas desvendam segredo do salto da pulga
Livro mostra 150 insetos mais surpreendentes

A barata pula ou salta durante 71 por cento do tempo. No restante do tempo, ela passeia por aí como uma barata comum.

Picker especula que possam existir outras espécies de baratas saltitantes que ainda não foram descobertas.

Veja o vídeo da barata saltadora