Cientista revela beleza escondida dos fungos em fotos

Para Steven Stephenson, terceiro reino do planeta é mais interessante do que a maioria das pessoas percebe

BBC Brasil |

selo

O cientista Steven L. Stephenson, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, retratou um mundo pouco conhecido, o dos fungos. "As pessoas não sabem muito sobre o terceiro reino do planeta. Mas os fungos são muito mais interessantes do que a maioria das pessoas percebe", afirmou Stephenson, professor de ciências biológicas da universidade americana.

Em seu livro "The Kingdom Fungi: The Biology of Mushrooms Molds and Lichens", Stephenson explica e mostra um pouco mais os fungos, suas formas, o papel na natureza e a influência nos humanos. "Não se pode fugir dos fungos. Os esporos estão no ar, à sua volta, agora. Mas não os notamos até que eles fazem uma aparição mais óbvia", disse o biólogo.

Esta "aparição" ocorre quando os esporos caem em algum lugar onde possam encontrar alimento, seja um pedaço de madeira apodrecendo na floresta ou o pão esquecido no armário. Os fungos também tem um papel essencial nos ecossistemas, pois são responsáveis pela decomposição de vegetais e reciclam os nutrientes de volta para o solo, o que permite o crescimento das plantas. Sem eles, as florestas morreriam. "Se você remover estes fungos, todos os ecossistemas da Terra seriam bem diferentes", disse o cientista.

    Leia tudo sobre: fungosciênciauniversidade de arkansas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG