Cientista afirma que encontrou sinais de vida extraterrestre em meteorito

Richard Hoover, da Nasa, publicou artigo dizendo ter encontrado fósseis de bactérias que podem ter se originado fora da Terra

AFP |

Reprodução
Na imagem acima, filamento de suposta bactéria fossilizada no meteorito Ivuna
Richard Hoover, um cientista da Nasa anunciou que encontrou fósseis de vida extraterrestre em fragmentos de meteoritos, em um artigo publicado no periódico Journal of Cosmology, que tem acesso livre online, e que está sendo revisado por 100 especialistas.

Hoover estudou fragmentos de vários tipos de meteoritos condritos carbonáceos, que podem conter níveis importantes de água e material orgânico. Nos fragmentos ele alega ter encontrado criaturas com aspecto de bactéria que chamou de "fósseis indígenas", que acredita terem se originado fora da Terra e não após a queda do meteorito no planeta.

Richard Hoover anexou ao artigo fotos nas quais aparecem formas similares a vermes."Estas bactérias fossilizadas não são contaminantes para a Terra. São restos fossilizados de organismos vivos que existiram em corpos celestes similares aos deste meteoro, como cometas, luas e outros", destaca.

A notícia gerou, ao mesmo tempo, entusiasmo e ceticismo na comunidade científica. Cem especialistas analisam a descoberta, de acordo com o pesquisador. "Dado o caráter controverso da descoberta, convidei 100 especialistas e enviei uma convocação geral para que 5.000 cientistas revisem o artigo e façam uma análise crítica", afirmou Hoover.

Os estudos que afirmam que os meteoritos podem conter micróbios extraterrestres não são novos e despertaram grandes debates sobre como poderia existir vida no espaço e como e onde a vida poderia ter se originado no universo.

    Leia tudo sobre: EUAEspaçoBiologia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG