Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada de terça-feira

O auge do espetáculo no céu vai acontecer entre as 3h e 6h da madrugada

iG São Paulo |

EFE
Em agosto a chuva de meteoros perseidas pode ser vista em várias partes do mundo
Um espetáculo está com data marcada para acontecer nos céus durante esta semana. É a chuva de meteoros geminídeos que fará sua apresentação anual. Astrônomos consideram que esta será a melhor aparição de meteoros durante o ano, com mais de 100 riscos de meteoros no céu a cada hora da noite.

O auge do espetáculo poderá ser visualizado no Brasil durante a madrugada da terça-feira (14), entre 3h e 6h, quando a lua já tiver baixa. Mas a partir da meia noite já é possível observar algum dos riscos no céu. De acordo com o Planetário de São Paulo, será uma boa oportunidade para ver o espetáculo, visto que a lua não estará cheia.

A chuva de meteoros geminídeos acontece sempre no mês de dezembro, quando a Terra passa através deste fluxo de detritos 3200 Phaethon, que antes acreditava-se ser um asteroide e hoje é considerado um cometa extinto. Como estes meteoros sempre parecem vir da constelação de Gêmeos, recebem o nome de geminídeos.

Chuva de meteoros perseidas é registrada em várias partes do mundo

Eclipse de Lua
Além da chuva de meteoros, neste mês acontecerá o eclipse da lunar na noite do dia 20 e madrugada de 21. Ele será o único eclipse lunar total do ano e será visível na América do Norte, América Central, um pouco da América do Sul, Groenlândia e Islândia.

(Com informações da AP)

    Leia tudo sobre: espaçochuva de meteóroeclipse

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG