China lança com sucesso sua segunda sonda lunar

O lançamento da sonda coincidiu com a data do 61º aniversário da fundação da República Popular da China

iG São Paulo |

AFP
Sonda lunar decolou com um foguete que o levará até sua órbita, cerca de 100 quilômetros da Lua

O segundo satélite de prospecção lunar da China, o "Chang E II", foi lançado hoje (1) com sucesso da base aeroespacial de Xichang, na região sudoeste de Sichuan. O lançamento é mais uma etapa do ambicioso programa espacial de Pequim que pretende enviar homens à lua até 2020, informou o canal estatal CCTV. A emissora exibiu imagens do foguete na rampa de lançamento pouco antes da saída, mas não o momento do lançamento.


O "Chang E II", que leva o nome de uma deusa de uma antiga lenda chinesa que habita a Lua desde tempos imemoráveis, pesa 2,48 toneladas, testará técnicas de alunissagem e capturará imagens de alta resolução da superfície lunar.

O lançamento aconteceu às 18h59 (horário local, 7h59 de Brasília), coincidindo com o 61º aniversário da fundação da República Popular da China, comemorado hoje.

Em 1º de outubro de 1949, Mao Tse Tung proclamou na praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim a República Popular da China.

No ano de 2003, a China se tornou, depois da Rússia e dos Estados Unidos, o terceiro país a enviar um homem ao espaço. Em setembro de 2008, durante a missão Shenzhou VII, um "taikonauta", como os chineses denominam os astronautas, fez uma saída ao espaço, confirmando assim os avanços do país na conquista espacial.

(Com informações da EFE e da AFP) 

    Leia tudo sobre: espaçochinasonda lunar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG