CERN anuncia que LHC vai continuar funcionando até 2012

Depois deste período, acelerador de partículas terá uma pausa em suas operações para para aumento de sua capacidade

iG São Paulo |

O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) anunciou ontem (31) que o Grande Colisor de Hadrons (LHC) continuará em operação até o fim 2012, com uma parada técnica curta no final de 2011. A energia usada em 2011 será de 3,5 TeV. A decisão dá ao experimento a oportunidade de desenvolver novos caminhos para a física nos próximos dois anos, quando o LHC deverá ter uma pausa maior em suas funções, para em 2014 operar com mais energia.

“Se o LHC continuar a se aperfeiçoar em 2011, como fizemos em 2010, teremos um ano excelente pela frente”, disse Steve Myers, diretor de aceleradores e tecnologia do Cern. “Os sinais são de que devemos ser capazes de aumentar a coleta de dados por pelo menos três vezes ao longo deste ano”, disse.

O LHC havia sido programado para funcionar até o fim de 2011, quando deveria haver uma longa pausa necessária para prepará-lo para funcionar a 7 TeV. No entanto, o Cern reformulou sua estratégia baseado no alto desempenho do LHC. A melhoria do desempenho do LHC neste ano deve aumentar o número de experimentos.

    Leia tudo sobre: cernLHC

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG