Células-tronco regeneram tecidos do pulmão

Descoberta de pesquisadores americanos abre caminho para tratamento de enfermidades crônicas

iG São Paulo |

Pesquisadores americanos descobriram células-tronco pulmonares adultas que têm um papel crucial na regeneração dos tecidos do órgão, revela nesta quarta-feira (11) a última edição do New England Journal of Medicine.

Segundo o Dr. Piero Anversa, principal autor do estudo e diretor do Centro de Medicina Regenerativa do Hospital Brigham and Women, em Boston (Massachusetts), a pesquisa revelou pela primeira vez uma célula-tronco pulmonar que tem potencial de oferecer aos que sofrem de enfermidades crônicas uma opção de tratamento totalmente nova, regenerando e reparando as partes danificadas.

Leia também:
Células-tronco e Parkinson: contaminação pode levar a fracasso

Manchas na pele de coelhos seguem geometria fractal
Cientistas criam olho embrionário a partir de células-tronco

"Estas células pulmonares são capazes de regenerar-se e de formar estruturas biológicas múltiplas do pulmão, como brônquios, alvéolos e vasos", explicou o médico. A equipe do pesquisador descobriu as células tanto em amostras de tecido adulto quanto em fetos, o que pode significar que elas estão presentes no corpo antes do nascimento e participam do desenvolvimento do pulmão.

Segundo Joseph Loscalzo, médico do hospital Brigham and Women e co-autor do estudo, estas são as primeiras etapas essenciais para se desenvolver tratamentos clínicos para quem sofre de doenças pulmonares contra as quais não existe nenhum tratamento.

A pesquisa foi financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

(Com informações da AP e AFP)

    Leia tudo sobre: células-troncopulmão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG