Cargueiro russo Progress M-13M se acopla com sucesso à ISS

Transmitida ao vivo pela TV russa, a manobra de acoplamento ocorreu conforme previsto

EFE |

O cargueiro russo Progress M-13M, carregado com mais de 2,5 toneladas de mantimentos, se acoplou nesta quarta-feira com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Transmitida ao vivo pela TV russa, a manobra de acoplamento ocorreu conforme previsto.

A chegada do cargueiro era imprescindível para a ISS e seus três tripulantes, já que a plataforma não era abastecida desde junho. A Progress M-13M é a primeira nave de carga a chegar à ISS desde o fim de junho. O cargueiro lançado no fim de agosto explodiu na Sibéria pouco após o lançamento, o primeiro acidente desde 1978. Em agosto, um cargueiro Progress que viajava à ISS explodiu .

Na carga da nave, água e alimentos, equipamentos científicos, oxigênio, material médico e de higiene aos cosmonautas. O microssatélite Chibis-M vai estudar as tempestades de raios, com a peculiaridade de que essa será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será analisado a partir de diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.

Leia também: Rússia se prepara para retomar voos à Estação Espacial

Os cargueiros Soyuz se transformaram no único elo entre a Terra e a ISS, depois do fim do programa de ônibus espaciais americanos.

    Leia tudo sobre: espaçorússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG