Cargueiro russo Progress M-09 se acopla com sucesso à ISS

Nave russa levou mais de duas toneladas em roupas, comida, água e outros itens

EFE |

Moscou - A nave de carga russa Progress M-09 se acoplou neste domingo com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. A manobra se realizou em regime automático, como estava previsto, disse um porta-voz do CCVE citado pelas agências russas.

A Progress levou mais de 2,6 toneladas de carga entre roupa, artigos de higiene, porções de comida, alimentos frescos, presentes, combustível, oxigênio, água potável e também um envio para o segmento americano da ISS. Além disso, o cargueiro transportou ao laboratório orbital o microssatélite Kedr, com uma massa de 30 quilos, que será posto em órbita pelos cosmonautas russos Oleg Skripochka e Dmitri Kondratiev durante a caminhada que devem realizar em 16 de fevereiro.

Durante meio ano, o microssatélite, criado por universitários para radioamadores, enviará 25 mensagens de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra, assim como informação sobre o funcionamento de seu equipamento científico. Além disso, transmitirá frases pronunciadas por crianças de diversos países por ocasião do 50º aniversário da primeira viagem do homem ao espaço, realizado pelo cosmonauta soviético Yuri Gagarin.

A Progress M-09M, a primeira nave de carga russa que chega este ano à ISS, levou também equipamentos para a realização de vários experimentos científicos. Durante 2011, a Rússia deve lançar seis cargueiros para abastecer a tripulação da ISS, integrada atualmente por Skripochka, Kondratiev e um terceiro russo, Aleksandr Kaleri, assim como pelos americanos Scott Kelly e Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli.

    Leia tudo sobre: ciênciaestação espacialiss

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG