Camelos com enormes focinhos habitaram o Panamá há 20 milhões de anos

Descoberta de fósseis mostrou nova espécie do animal, que pode ser antepassado de lhamas e alpacas

EFE |

A descoberta de fósseis de duas espécies de camelos no Panamá, com focinhos alongados, demonstra que esses animais viveram na América Central há 20 milhões de anos, e os cientistas buscam agora determinar se seriam eles antecessores da alpaca e da lhama da América do Sul. "Nunca antes haviam sido encontrados na América Central camelos dessa antiguidade", declarou nesta quinta-feira (15) Bruce MacFadden, curador de Paleontologia de Vertebrados do Museu de História Natural da Flórida (EUA).

A descoberta pode promover novos estudos sobre a história dos trópicos, região que contém mais da metade da biodiversidade do mundo e alguns dos mais importantes ecossistemas. Aldo Rincón, geólogo que dirigiu o relatório elaborado sobre a descoberta, ressaltou que os fósseis encontrados representam o primeiro registro destes "pequenos e estranhos" camelos na região. "Confirmam uma conexão terrestre entre a parte sul da América Central, México, Texas e Flórida no Mioceno, há 20 milhões de anos", disse Rincón.