Brasileiros inauguram módulo científico na Antártida

Criosfera vai enviar por satélite dados meteorológicos coletados no continente gelado

iG São Paulo |

Divulgação
Equipe do acampamento avançado se reúne em frente ao módulo na inauguração
Cientistas brasileiros inauguraram o primeiro módulo nacional no interior da Antártica, o Criosfera 1, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (12/01) no acampamento avançado, localizado na latitude 84°S.  A previsão é que o módulo funcione 24 horas por dia, sem a necessidade de acompanhamento humano em suas operações. Este é o primeiro módulo científico brasileiro no interior do continente antártico.

A missão do Criosfera 1 é fazer o envio diário por satélite dos dados meteorológicos coletados. A ideia é obter análise sobre os reflexos dos poluentes gerados na América do Sul e outras partes do mundo no continente antártico. As primeiras transmissões de dados meteorológicos, em fase de teste, foram enviadas via satélite na última semana para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Leia mais:
Falta de ozônio ajuda a manter Antártida fria
Brasileiros viajam ao Polo Sul para estudar evolução do clima
Motogerador a etanol entra em operação na Antártida

O Criosfera 1 mede 6,30 m de comprimento, 2,60 m de largura e 2,5 m de altura. Ele fica a 1,5 m do solo para evitar o acúmulo de neve ao redor e permitir a passagem do vento. Com o envio diário por satélite dos dados meteorológicos coletados a intenção é obter análise sobre os reflexos dos poluentes gerados na América do Sul e outras partes do mundo no continente antártico.

Ao retornarem da expedição, os cientistas brasileiros deixarão equipamentos automáticos de monitoração meteorológica, medida de dióxido de carbono e também de amostragem de particulados atmosféricos, que continuarão em operação durante todo ano de 2012 e seu funcionamento, assim como dos sistemas de energia, serão acompanhados através de comunicação por satélite.

Os resultados obtidos no módulo autônomo irão se somar às pesquisas realizadas na Estação Antártica Brasileira de Comandante Ferraz, localizada na latitude 62° S, na borda do continente. A

    Leia tudo sobre: antártidamudanças climáticascriosfera

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG