Brasil realiza primeiro de 8 lançamentos de foguete em 2012 no MA

Centro de Lançamento de Alcântara se prepara para atividades com Veículo Lançador de Satélites

Wilson Lima, iG Maranhão |

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza nesta quarta-feira o primeiro de oito lançamentos previstos em 2012 de Foguetes de Treinamento Básico (FTB). O lançamento, integrante da Operação Falcão I, está previsto para acontecer às 15h30, por causa das condições meteorológicas.

O FTB é um veículo de fabricação nacional, sem carga útil e faz parte do projeto FOGTREIN (Foguete de Treinamento) desenvolvido pela empresa brasileira AVIBRAS. A atividade tem por objetivo manter em atividade as equipes técnicas do CLA e também fazer avaliações de equipamentos.

Jobim quer comprar foguetes para armar Exército e salvar Avibrás

Os testes também visam a obtenção de certificados para o foguete e preparar o CLA para a retomada de atividades com os Veículos Lançadores de Satélites (VLS). Missões essas que não ocorrem em Alcântara desde o acidente ocorrido em 2003.

Além dos lançamentos do FTB, Alcântara também deve realizar uma atividade com um foguete de médio porte ainda em 2012, o VSB-30, para experimentos em microgravidade. A última vez que ocorreu um lançamento com um foguete de médio porte foi em dezembro de 2010.

    Leia tudo sobre: foguetebase alcântara

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG