Brasil poderá lançar satélite espacial da Base de Alcântara

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, informou que primeiro satélite deve ser lançado antes de 2013

Agência Brasil |

Brasil poderá fazer, até 2013, o lançamento do primeira satélite espacial brasileiro pela Base de Alcântara, no Maranhão. A informação é do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, que, reuniu-se hoje (20) com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Kostyantyn Gryshchenko, para tratar do projeto e de outros temas de interesse mútuo.

A Ucrânia é parceira do Brasil nessa cooperação. “A previsão é que, antes até de 2013, nós possamos fazer o primeiro lançamento. As empresas envolvidas consideram esse projeto irreversível”, disse Patriota.

Leia mais:
Brasil e Ucrânia decidem acelerar programa de lançamento de satélites
Brasil prepara lançamento inédito de foguete em 2012
Disputa política paralisa programa espacial brasileiro
Ministério vai à Ucrânia auditar programa espacial
Expansão da base de Alcântara enfrenta impasse com quilombolas

O ministro Gryshchenko disse que a Ucrânia tem cooperado para que o projeto seja bem sucedido. “Hoje nós conversamos muito sobre esse projeto. Nosso objetivo é fazer em 2013 o primeiro lançamento a partir da base de Alcântara”, disse o ministro.

Patriota agradeceu ao ministro russo o apoio dado para a eleição do hoje diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, e também ao pleito brasileiro por uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    Leia tudo sobre: espaçobase de alcântaraucrânia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG