Brasil faz lançamento de foguete de treinamento no MA

Lançamento em Alcântara foi a primeira etapa da Operação Maracati II. No próximo sábado, outro foguete de sondagem será lançado

AE |

selo

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou no início da tarde de hoje (6) o lançamento do foguete de médio porte Improved Orion, como parte da primeira etapa da Operação Maracati II. A operação tem objetivo de realizar testes de equipamentos de aferição do CLA, assim como preparar o centro para o lançamento do VSB-30, que será realizado no próximo sábado. O lançamento do VSB-30 é a segunda etapa da Operação Maracati II.

O foguete permaneceu no ar por cinco minutos e 16 segundos e atingiu um apogeu de 104 quilômetros, caindo a uma distância de 73 quilômetros da costa. Os testes de hoje se ativeram aos meios de rastreio e sistemas de telemetria do CLÃ.

O diretor-geral do CLA, coronel Ricardo Rodrigues Rangel, classificou a operação como um sucesso. "Tudo ocorreu conforme o esperado. É um padrão a realização de uma contagem regressiva simulada. Esta contagem simulada ocorreu hoje e como vimos que havia a possibilidade de realizar o lançamento já nesse momento, nós o fizemos", disse Rangel. O lançamento do Improved Orion deveria ter acontecido no último sábado, mas foi adiado em função de atraso no transportes de alguns equipamentos.

O Orion é um foguete de treinamento concebido em parceria entre o Brasil e a Alemanha, com 5,7 metros de comprimento, peso de 500 kg, movido a propulsão sólida. Essa foi a terceira operação do Orion em bases brasileiras. A primeira ocorreu em 2008, no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI) e a segunda, no próprio CLA, em maio do ano passado.

A expectativa agora é sobre o lançamento do foguete de sondagem brasileiro VSB-30 marcado para o início da tarde do próximo sábado. Nesse lançamento, serão realizados aproximadamente dez experimentos do Programa Espacial Brasileiro de Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB), e também da Agência Espacial Alemã.

O último lançamento de um VSB-30 no CLA visando realizar experimentos do Programa Brasileiro de Microgravidade ocorreu em julho de 2007. Na época, o foguete alcançou 280 km, com uma velocidade de 7 mil m/s em um tempo de voo de aproximadamente seis minutos. Apesar da carga útil não ter sido recuperado na época, os experimentos puderam ser acompanhados pelo sistema de telemetria do CLA.

    Leia tudo sobre: programa espacial brasileiroaeb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG