Baixa atividade solar faz camada da atmosfera encolher

Redução de gases na camada mais alta da atmosfera é benéfica para satélites

iG São Paulo |

NASA
Estação Espacial orbita pela termosfera. Redução de camada da atmosfera pode ser benéfica para satélites
A termosfera, uma das mais altas camadas da atmosfera, está encolhendo por causa da baixa atividade solar, afirmaram pesquisadores americanos nesta quinta-feira (26).

A notícia, embora pareça assustadora, pode ser benéfica para o uso de satélites que terão menos chances de encontrar resistência ao se deparar com gases da atmosfera. "Com menor densidade na termosfera, os satélites terão uma vida mais longa em órbita", disse Thomas Woods, da Universidade do Colorado, um co-autor do estudo publicado no jornal da União Americana de Geofísica.

"Esta é uma boa notícia para satélites que estão em operação, mas também é ruim por causa do lixo espacial que poderia colidir com os satélites operantes", falou Woods à AP.

De acordo com o estudo, a produção de energia solar diminuiu no período de 2007 a 2009. Durante este período, a camada da atmosfera chamada termosfera - entre 90 e 240 quilômetros de altitude – esfriou e encolheu. Isto reduziu a densidade dos gases em mais de 30% justamente onde muitos satélites orbitam, explicou Woods. A redução significa uma diminuição ainda menor que a do mínimo solar, período de menor atividade do Sol.

"Nosso trabalho demonstra que o ciclo solar não só varia na escala de tempo típico de 11 anos, mas também pode variar de um mínimo solar para o outro," disse o autor Stanley Solomon, do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica do Observatório de Alta Altitude. "Nenhum mínimo solar é igual."

A produção solar de energia tende a variar ao longo de ciclos de 11 anos marcados por aumentos e diminuições em manchas solares. De 2007 a 2009 quase não havia manchas solares ou tempestades solares.

Embora a redução da atividade solar tenha resultado no resfriamento da termosfera o mesmo não ocorreu sobre a superfície da Terra. A pesquisa foi patrocinada pela National Science Foundation, da NASA e do escritório de pesquisa naval do governo americano.

(Com informações da AP)

    Leia tudo sobre: atmosferasolmínimo solar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG