Astronautas do Endeavour realizam primeira saída espacial

Andrew Feustel e Greg Chamitoff vão permanecer seis horas fora da Estação Espacial Internacional

AFP |

Dois astronautas do Endeavour iniciaram nesta sexta-feira (20) a primeira das quatro saídas espaciais previstas para a missão. Andrew Feustel e Greg Chamitoff deixaram a câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS), onde passaram a noite, às 07H10 GMT, seis minutos mais cedo que o previsto.

Durante a saída, programada para durar seis horas e meia, eles deverão efetuar várias tarefas, incluindo recuperar o material - instalado em 2009 - de duas experiências científicas, realizadas no vácuo, para levá-lo até o Endeavour, que o trará de volta à Terra.

Além disso, instalarão uma nova proteção na estrutura de rotação de um dos quatro painéis solares da ISS.

No sábado, os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional receberão a primeira convocação papal para o espaço.

O ônibus espacial foi lançado na segunda-feira (16) do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, para uma missão de 16 dias que levará à ISS um potente experimento de física para investigar a origem do universo.

O Endeavour vai concluir a sua última viagem no dia 1 de junho. A NASA encerra o seu programa de ônibus espaciais neste ano após três décadas de ônibus espaciais. A última missão do programa será o voo final do Atlantis, em julho.

    Leia tudo sobre: EUAespaçoNasaItália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG