Astronautas do Endeavour desafiam terráqueos a partida de xadrez

Jogo será transmitido pela internet e público poderá sugerir jogadas aos oponentes terrestres de Greg Chamitoff e Greg Johnson

EFE |

Reuters
Tripulação do Endeavour: missão vai ter desafio de xadrez pela Internet
Os astronautas Greg Chamitoff e Greg Johnson, que partem nesta sexta-feira rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), desafiaram nesta quinta os terráqueos a uma partida de xadrez que será realizada durante os 14 dias que eles estarão em missão.

Esta será a segunda partida cósmica da história. A Nasa (agência espacial americana) e a Federação de Xadrez dos Estados Unidos (USCF) organizaram a primeira em 2008, quando Chamitoff, a bordo da ISS, competiu com os movimentos dos jogadores da Terra.

O público ganhou aquela partida graças à ajuda dos campeões de xadrez da Escola Primária Stevenson, em Bellevue (Washington), mas Chamitoff não se dá por vencido e quer a revanche.

"O xadrez é um grande jogo que desafia a mente e ajuda os jovens a desenvolverem habilidades de pensamento crítico que serão úteis em matemática, ciências e todos os aspectos de suas futuras carreiras", disse Chamitoff.

Leia também:
Mais de 700.000 pessoas aguardam último voo do Endeavour
Astronauta Mark Kelly retoma comando do Endeavour em missão final
Obama irá ao lançamento final do ônibus espacial Endeavour
Papa fará contato com Estação Espacial Internacional

Após 3 décadas, Nasa define destino final dos ônibus espaciais



Ele e Johnson, que viajarão a bordo do ônibus espacial Endeavour, jogarão xadrez durante os 14 dias de missão na Estação Espacial Internacional, a quase 400 quilômetros de distância da Terra. O jogo será retransmitido pela USCF no site http://www.uschess.org/nasa2011 .

A partida será interativa e o público pode sugerir ou votar em uma jogada de xadrez antes de os membros da Federação decidirem como responder aos movimentos dos astronautas.

A Nasa e a USCF utilizarão as redes sociais Twitter e Facebook para notificar aos participantes sobre a situação da partida e o momento para votar sobre os movimentos.

"Esperamos que o entusiasmo e o interesse que deste jogo inspire estudantes a se interessar pelo xadrez", assinalou o diretor-executivo da USCF, Bill Hall.

Chamitoff, que realizará duas caminhadas espaciais durante a missão, é fã de xadrez. Durante os seis meses que passou no laboratório espacial em 2008, levou junto seu tabuleiro.

O lançamento do Endeavour está previsto para esta sexta-feira, às 16h47 (horário de Brasília), da base de Cabo Canaveral (Flórida), no Centro Espacial Kennedy. Será a última viagem deste ônibus espacial, após 19 anos a serviço da Nasa.

    Leia tudo sobre: nasaissespaçoastronautasxadrez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG