Astronautas do Discovery iniciam operações fora da nave

Dupla de astronautas vai instalar uma nova câmara e fazer manutenção na Estação Espacial Internacional

EFE |

Os astronautas Steve Bowen e Al Drew iniciaram nesta segunda-feira (28) a primeira das duas caminhadas previstas na missão STS-133 do Discovery, na qual devem fazer trabalhos de manutenção e instalar uma nova câmara.

Bowen e Drew são os dois especialistas de missão selecionados para realizar as duas saídas extraveiculares previstas nesta missão. No total passarão 13 horas fora da Estação Espacial Internacional (ISS).

A primeira sessão exterior começou às 12h46 do horário de Brasília, quase meia hora antes do previsto, e terá duração de seis horas e meia.

Bowen liderará o passeio espacial, que será transmitido pela Nasa (agência espacial americana) em seu site, e usará um distintivo vermelho em seu traje para se diferenciar de Drew.

Durante a operação os astronautas terão várias missões. A primeira será instalar um cabo de prolongamento elétrico do módulo 'Unity' ao 'Tranquility'.<

De dentro da ISS, as tarefas serão supervisionadas por Nicole Stott, Michael Barratt e o comandante da Expedição 26 da ISS, Scott Kelly.

Os astronautas acamparam na noite do domingo no compartimento de embarque Quest para adaptar os níveis de nitrogênio de seu corpo e evitar problemas de descompressão.

Nesta missão, Bowen substitui Tim Kopra, que sofreu um acidente de bicicleta no dia 15 de janeiro que o impediu de estar nas condições físicas requeridas por uma missão como esta.

Esta é a sexta saída de Bowen, que realizou três passeios espaciais na missão STS-136 em novembro de 2008 e dois na STS-132, em maio de 2010, que completam 34 horas e 30 minutos fora da nave.

No entanto, será a primeira aventura fora da estação espacial para Drew, que participou da missão STS-118 e tem 3.500 horas de voo em mais de 30 tipos de aeronaves.

A missão STS-133 do Discovery tem outra saída prevista, que também será realizada por Bowen e Drew, na próxima quarta-feira às 12h18 de Brasília.

    Leia tudo sobre: espaçodiscovery

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG