Astronautas do Atlantis terminam caminhada espacial

Instalação de segundo painel solar na Estação Espacial Internacional levou cerca de 7 horas

AFP |

AP
Astronauta Stephen Bowen é visto pela câmera no capacete do colega Garrett Reisman durante caminhada desta segunda-feira
Dois astronautas do ônibus espacial americano Atlantis completaram com sucesso nesta segunda-feira uma caminhada espacial de mais de sete horas, um dia após a chegada à Estação Espacial Internacional (ISS).

Os astronautas Garrett Reisman e Stephen Bowen retornaram a ISS às 19h19 GMT (16h19 de Brasília), após sete horas e 25 minutos de caminhada espacial, na qual instalaram um segundo painel solar e peças de reposição no braço robótico da estação, Dextre.

Esta foi a caminhada de número 237 por parte de astronautas americanos, a segunda para Reisman e a quarta para Bowen, segundo a Nasa.

Outras duas saídas desse tipo, de seis horas e meia cada uma, estão previstas nessa missão de 12 dias do Atlantis.

No domingo, o Atlantis se acoplou a ISS, e permanecerá unido por sete dias, nos quais seus seis astronautas transferirão mais de 12 toneladas de materiais, seis baterias para os painéis solares, alimentos e experiências científicas.

O módulo russo Rassvet ("Aurora", em ruso) ou MRM-1 é o maior elemento dos transportados pela Atlantis.

Após esse voo, a princípio restam apenas duas viagens de ônibus espaciais: a do Discovery, no meio de setembro, e a do Endeavour, no fim de novembro.

Depois, os três ônibus espaciais serão enviados ao museu, coroando três décadas de serviço que permitiram construir a estação espacial, e os Estados Unidos dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas ao espaço, até que um lançador americano fique pronto, em 2015.

    Leia tudo sobre: atlantisespaçoastronauta

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG