Astronautas da ISS iniciam caminhada espacial

Saída para conserto de peças da estação espacial é a última feita durante uma missão de ônibus espacial

iG São Paulo |

A última caminhada espacial feita em uma missão de ônibus espacial começou às 10h22 no horário de Brasília, a 400 quilômetros acima da superfície terrestre. 

Os tripulantes da Estação Espacial Internacional (na sigla em inglês ISS) Michael Fossum e Ronald Garan Jr. vestiram seus trajes espaciais e saíram para recuperar uma bomba de amônia do sistema de resfriamento, para ser levada de volta à Terra no Atlantis. A preparação para a saída incluiu 50 minutos de exercícios, depois que os astronautas vestissem os uniformes de trabalho exterior, a fim de elevar o ritmo do metabolismo e purificar o fluxo sanguíneo de nitrogênio.

A Nasa quer examinar o equipamento para descobrir porque ela falhou no ano passado. Eles também irão instalar na estação espacial um experimento robótico de abastecimento de combustível. É possível acompanhar a caminhada espacial dos astronautas, que está prevista para durar até as 17h (horário de Brasília) no site da Nasa TV . Veja as imagens da última missão do Atlantis na galeria abaixo:

Apenas quatro astronautas estão no Atlantis: o comandante Chris Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim. É a menor tripulação em décadas – pequena demais, na verdade, para ter sido treinada para esta caminhada espacial. Por isso, a tarefa foi designada aos tripulantes da Estação Espacial.

Jantar virtual
A Nasa convidou o público nesta segunda-feira (11) a compartilhar um jantar virtual com os astronautas do ônibus espacial, em sua última missão . A ocasião especial levou a Nasa a pensar em um churrasco, evento muito tradicional entre as famílias americanas nesta época do ano (verão nos Estados Unidos).

O jantar será realizado no próximo dia 14 e o cardápio é composto por frango grelhado, frango com molho de churrasco, feijão e milho ao estilo sulista. Os cientistas do Centro Espacial Johnson em Houston (EUA) prepararam cuidadosamente os jantares, desidratados e enlatados para serem transportados adequadamente na nave

"Já que a missão se realiza em julho, pensamos que seria divertido ter uma refeição típica de verão, algo que normalmente se compartilha nos quintais de nossas casas com amigos e familiares", disse Michele Perchonok, cientista da Nasa e responsável pela alimentação do programa de ônibus espaciais.

A Nasa divulgou em seu site as receitas dos pratos do jantar e um vídeo para acompanhar o passo a passo para cozinhá-los, de modo que qualquer um possa se somar ao jantar de sua própria casa. Segundo o menu, o banquete começa com queijo brie, biscoitos salgados e salsichas. Após o frango e o milho, a refeição termina com a mais típica sobremesa americana: torta de maçã.

A dieta dos astronautas percorreu um longo caminho desde os primeiros dias do programa espacial. Atualmente, há cerca de 180 diferentes tipos de comidas e bebidas disponíveis para eles. A gama de alimentos espaciais vai desde camarões com ovos mexidos até o tradicional peru do Dia de Ação de Graças. Alguns alimentos são liofilizados e outros termoestabilizados, ou seja, tratados com calor para destruir os microorganismos e enzimas que podem deteriorá-los.

O Atlantis iniciou sua viagem à ISS na sexta-feira (8). A previsão é que sua missão termine no próximo dia 20, encerrando definitivamente a era dos ônibus espaciais da Nasa.

(Com informações da AP e EFE)

    Leia tudo sobre: nasaônibus espacialatlantis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG