Astronautas da Endeavour encerram quarta e última caminhada

Mike Fincke e Greg Chamitoff instalaram prolongamento do braço robótico na Estação Espacial Internacional

AFP |

Dois astronautas do ônibus espacial Endeavour concluíram com sucesso nesta sexta-feira (27) a quarta e última saída da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Agência Espacial Americana.

Os tripulantes Mike Fincke e Greg Chamitoff voltaram à ISS às 11H39 GMT, confirmou o porta-voz oficial da Nasa.

Nasa
Greg Chamitoff e Mike Fincke trabalham fora da ISS durante quarta caminhada espacial
Durante a operação, que durou sete horas e 24 minutos, os astronautas instalaram um prolongamento do braço robótico da Endeavour, chamado "Orbiter Boom Sensor System" (OBSS), na estação.

A saída espacial foi a última prevista para a tripulação dos ônibus espaciais americanos na ISS. Está planejada para julho uma saída durante a missão do Atlantis , mas ela será para a tripulação da estação orbital.

A Endeavor partiu para a sua missão final , a STS-134, em 16 de maio com 16 astronautas a bordo - cinco americanos e um italiano - e se acoplou à ISS na quarta-feira. Ela permanecerá na estação espacial até 30 de maio e regressará aos Estados Unidos em 1º de junho.

O programa dos ônibus espaciais já dura 30 anos e termina formalmente este ano com a volta do Atlantis, marcada para 8 de julho, deixando a cápsula espacial russa como a única opção para os astronautas do mundo que viajam para a ISS.

    Leia tudo sobre: EUAespaçoNASA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG