Astronautas da Endeavour começam segunda caminhada espacial

Dois tripulantes da nave enchem radiadores da ISS e devem lubrificar painel solar e partes do robô Dextre

AFP |

Dois astronautas iniciaram neste domingo a segunda de quatro caminhadas especiais da última missão do ônibus espacial americano Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

Os astronautas Drew Feustel e Mike Fincke saíram às 06h05 GMT (03h05 de Brasília) para encher com amoníaco os radiadores da Estação, disse a Nasa. Além disso, deverão lubrificar um painel solar e partes do Dextre, um robô de dois braços capaz de executar delicadas tarefas de montagem de peças que eram feitas normalmente por astronautas.

A caminhada deste domingo é a de número 246 de astronautas americanos e a 157 para trabalhos de manutenção da ISS.O Endeavour foi lançado na segunda-feira com cinco astronautas americanos e um italiano, e acoplou-se à ISS na quarta-feira.

O ônibus espacial permanecerá na Estação Espacial Internacional até o dia 30 de maio e aterrissará no dia 1º de junho nos Estados Unidos.A missão de 16 dias é a última do Endeavour antes de sua aposentadoria. O programa espacial americano está pronto para terminar no fim de 2010 após o último voo do Atlantis, previsto para meados de julho.

    Leia tudo sobre: ISSNasaEndeavourespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG