Asteroide pode ser responsável por campo magnético irregular da Lua

Estudo foi feito com base em simulações matemáticas de diferentes impactos lunares

Alessandro Greco, especial para o iG |

Nasa
Anomalias magnéticas da Lua, mostradas como manchas escuras na metade esquerda da imagem, seriam causadas por asteroides
Um asteroide gigante pode ser o responsável pelas campo magnético surpreendentemente forte de algumas regiões da Lua. A conclusão é de cientistas, liderados por Mark Wieczorek, da Universidade Paris Diderot, na França, que publicaram o estudo nesta quinta-feira (8) no periódico científico Science. “O que buscamos mostrar neste estudo é que a grande força magnética da Lua não é devido às rochas lunares magnetizadas, mas às rochas de asteroides que colidiram com ela, em especial de um asteroide gigante que criou a maior e mais antiga cratera da lua”, explicou Wieczorek em podcast disponibilizado pela Science.

A existência de campo magnético forte em regiões específicas intriga os cientistas desde que as missões Apollo detectarem sua existência, na década de 1960. A razão para a surpresa dos cientistas é que as rochas lunares tem uma quantidade pequena de ferro metálico e consequentemente, geram um campo magnético fraco.

Leia mais sobre a Lua:
Modelo matemático indica que Terra pode ter tido duas Luas

Raro mineral detectado na Lua também é encontrado na Austrália
Sondas da Nasa entram na órbita da Lua
Astrônomos criam nova técnica para buscar vida fora da Terra
Magma da Lua contém tanta água quanto o terrestre

A resposta encontrada por Wieczorek e colegas foi construída com base em simulações computacionais na qual eles analisaram o impacto de diversos asteroides ao longo dos anos e concluíram que a anomalia deve ter sido criada pelo asteroide gigante que se chocou com a lua e criou a Bacia Aitken do Pólo Sul, com cerca de 2,5 mil quilômetros de diâmetro e 13 quilômetros de profundidade. Basicamente o choque do asteroide teria gerado uma distribuição de materiais que explicaria boa parte das anomalias.

A hipótese de Wieczorek e colegas poderia explicar também a existência de campos magnéticos fortes em outros planetas e luas. “Eventos de grande impacto eram comuns no início da evolução do sistema solar e, com certeza, eles podem ser responsáveis por acretar quantidades importantes de materiais altamente magnéticos à crosta”, afirmaram os pesquisadores no artigo. Entre eles estão um campo magnético forte no sul de Marte e na bacia de Caloris em Mercúrio

As crateras lunares fascinam os humanos há séculos. Recentemente a Nasa apresentou um mapa completo delas feitos com base nas imagens da Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).

A análise das imagens da LRO levaram, por exemplo, à conclusão de que a Lua tem bilhões de litros de água em seus pólos , além de compostos como hidroxila, monóxido de carbono, dióxido de carbono, amônia, sódio, mercúrio e prata.

Leia tudo sobre: luanasagrailgravidade