As ações humanas podem provocar terremotos?

De acordo com especialistas, a resposta é sim. Alguns tremores são causados pela ação humana, e sua tendência é aumentar

The New York Times |

NYT
Destroços de cidade japonesa após o terremoto de março de 2011: alguns poucos tremores são causados pela ação do homem na crosta terrestre
''Sim, há mais de meio século que projetos de engenharia vêm provocando terremotos’', afirmou Leonardo Seeber, professor pesquisador do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, de Nova York. Ele afirma que terremotos provocados pelo homem talvez sejam mais comuns do que pensamos.

Alguns deles foram terríveis, como o ocorrido em 1967, que foi associado à construção da represa de Koyna, na Índia, afirmou Seeber.

''Sem dúvida, este e muitos outros terremotos foram desencadeados pela ação humana. Porém, ele diz que normalmente não é fácil diferenciá-los dos desastres naturais. ''Os representantes das empresas responsáveis geralmente se recusam a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essa influência’', afirma.

Até um pequeno aumento de pressão pode levar à ruptura de uma falha geológica, afirmou Seeber, e os seres humanos tendem a causar esse aumento de duas formas: alterando a pressão sobre a crosta, geralmente com a construção de lagos artificiais, que tornam a pressão maior, e com a exploração de pedreiras e campos petrolíferos, que a diminuem.

Uma forma menos evidente consiste no ''enfraquecimento do material rochoso devido ao aumento da pressão dos fluidos nele existentes’', afirma o especialista. Sempre é levantada a questão do processo de fratura hidráulica, que usa um grande volume de água, areia e substancias químicas para liberar gás natural de rochas compactas.

Segundo Seeber, é improvável que o processo em si desencadeie terremotos, ''mas a liberação de fluidos envolvida provavelmente consegue fazer isso’'.

    Leia tudo sobre: terremotosdesastres naturais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG