Antiga "Casa dos Gladiadores" desaba em Pompéia

Construção de dois mil anos desabou por conta de fortes chuvas que atingiram a cidade

Reuters |

Reuters
Transeuntes observar ruínas de antiga escola de gladiadores, que desabou em Pompéia neste sábado (6)
A "Casa dos Gladiadores", uma construção de 2 mil anos de idade nas ruínas da antiga Pompéia, desabou no sábado, disseram autoridades italianas.

Eles disseram que a casa de pedra, situada na rua principal do mundialmente famoso sítio arqueológico e que media centenas de metros quadrados, desabou pouco depois do amanhecer, enquanto o local ainda estava fechado. Guardas descobriram o desabamento quando abriram o local para visitação.

Acreditava-se que a casa era local de reunião e treinamento dos gladiadores antes deles irem para a luta em um anfiteatro da cidade que foi destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79.

Conhecido oficialmente por seu nome em Latim "Schola Armaturarum Juventus Pompeiani", a estrutura não estava aberta à visitação, mas podia ser vista pelo lado de fora, enquanto os turistas andavam pelas ruas principais da cidade antiga.

Suas paredes eram decoradas com afrescos de temas militares.

As autoridades especularam que o desabamento pode ter sido causado por fortes chuvas que atingiram a região.

Historiadores e residentes reclamam há muitos anos que os sítios arqueológicos de Pompéia, que estão entre os mais importantes do mundo, estão em decadência e precisam de manutenção melhor.

Políticos da oposição rapidamente criticaram o governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, especialmente o ministro da cultura, Sandro Bondi, por deixar que o sítio entrasse em decadência nos últimos anos.

    Leia tudo sobre: arqueologiaimpério romanogladiadores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG